quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

As calçadas das cidades do meu Brasil.















Imagina na Copa!



Nas calçadas o que se faz
é rallye para pedestres
têm buracos ali na frente
têm buracos também atrás
nas cidades do Brasil
é fácil cair num funil.

Nas calçadas o que se vê
é uma grande variedade
tem as poucas inteiras
e uma parte que nem são metade
as de terra e as de cimento
tem as de grande movimento
dá para encontrar até jumento
e isso não é novidade
nas cidades do Brasil
tem calçada que ninguém nunca viu.

As calçadas ainda
são prova de democracia
cada um faz de um jeito
sempre podem ser diferentes
quer seja na casa do prefeito
ou na delegacia
nas cidades do Brasil
piada é falar meio-fio.



















As calçadas nem ao menos
têm serventia definida
uns pensam que é banheiro
outros que é estacionamento
algumas de fato são atoleiros
com lama em sua constituição
e em toda a nação
as calçadas precisam ser bem varridas
pois na cidades do Brasil
vacilou nas calçadas caiu.

Veja! Preste bem atenção! Com a prosa sem rima.
A métrica nem existe lá em cima
e isso é de tanto pensar nas calçadas
pois existem as ladrilhadas
azulejadas
por raízes e árvores tomadas
inclinadas e detonadas
com uns tais ferros chumbados
outras com mesas, lixo, bancas de revista,
e é preciso ser muito artista
para não acabar massacrado.

Será que há mais a dizer?
É só uma fruta bater
em cima da sua cabeça
ou de um bem seu muito precioso
Que escape se for um idoso!
Uma criança ou outro inocente!
e só mesmo um demente
para não sair do repouso.

As calçadas também
tem uma variedade bostal
tem bosta de vaca e cavalo
de pombo é até normal
mas é fácil encontrar de gente
tamanha a imundície
a bosta de ser humano
conta como a de mais um animal
tem a do melhor amigo
do gato e do bode
e só o que não pode
é me obrigar a achar legal.

Eu já vi calçadas largas
e outras bem estreitinhas
outras a bem da verdade nem mesmo existiam
se você tá me entendendo
leia junto as entrelinhas
do jeito que as calçadas são
quem pudesse não as usariam.

De tantas possibilidades
só falando das calçadas escreveria um livro
caminharia pelas cidades
e registraria as mais bizarras
assim documentava
o que aqui só foi dito
nas calçadas do Brasil
a vontade é dizer
vai melhorar em Abril.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu sou o fotógrafo!

Eu sou o fotógrafo!
Essa foto me enche de orgulho. Eu acho que ficou perfeita.