segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Quem veio primeiro: o ovo ou a galinha? Divirtam-se!

Muita coragem escrever sobre alguns assuntos, mas é preciso ainda mais sobre outros.

Essa é uma questão de responder uma coisa óbvia que sempre serviu de exemplo como grande enigma da humanidade.
Em algumas situações falaram isso acompanhado de um desafio. Quem soubesse ganharia um prêmio. Eu estou voltando no tempo. Máquina do tempo acionada.
Parece que foi por volta dos cinco anos, mas já não lembro de forma precisa, quando escutei isso pela primeira vez. Aí eu que nunca precisei de muito para iniciar reflexões matutei.

Aos cinco minha resposta estava incompleta, mas na adolescência, já sabedor das teorias de Charles Darwin a resposta estava concluída e eu muito bobo ficava irritado pela insistência de perguntarem algo tão simples como se fosse prova de genialidade saber a resposta. Confesso, a motivação era que me irritava e ainda irrita essa coisa de quem veio primeiro blá blá blá.
Eu também pegava ar com outras coisas que até mudaram como o cara sofrer um acidente e dizer que a pessoa em questão:"não corria risco de vida". Alguém chama minha psicóloga? Eu ficava muito p. da vida com isso. Que vocês riam bastante disto! Sinceramente!

E então vamos as repostas. Se é tão absurdamente fácil que eu não me demore a responder.
Primeiro repito que são respostas. São pelo menos três por uma questão de respeito aos tipos de crenças e prevendo uma intervenção com uma outra pergunta.
Uma coloca o ovo na frente.
Duas das respostas colocam a galinha na frente.

Começando com a minha crença.
Sou evolucionista. Creio em dinossauros, homo erectus, pedra polida, mesopotâmia, homo sapiens, antropologia, celtas, hunos, Grécia antiga, nativos americanos, arqueologia e nas ciências.
Assim sendo é preciso saber que quem veio primeiro, mas muito antes foram os ovos. As galinhas, tais quais nós as conhecemos se reproduzem colocando ovos e por causa de como se reproduzem chamam-se ovíparas. Só que os dinossauros já colocavam ovos há milhões de anos antes.
Simples demais assim. Ovo primeiro!

Quando eu digo isto alguns fecham a pergunta para: quem veio primeiro: a galinha ou o ovo de galinha?

Então as duas respostas que se seguem colocam a galinha na frente.
Se você é criacionista, alguma vez ouviu falar que Deus criou as formas de reprodução e delas os animais surgiram? Eu não sou um grande sabedor, mas sempre a criação foi dos animais e uma vez criados cada um se reproduziu de sua forma.
Simples demais assim. Galinha primeiro que o ovo de galinha!

E se um evolucionista me perguntar a mesma coisa eu respondo que galinha primeiro também. Talvez seja a resposta onde ainda exista um aprimoramento quando mais descobertas foram feitas, mas enquanto isso explico que dou o direito do evolucionista fazer a determinação de quase tudo da minha explicação.
A explicação é mais ou menos assim. Animais que ainda não são galinhas se reproduzem por meios de ovos. Em um determinado momento uma mutação, um evento, um seja lá o que for ocorre e dos ovos desses animais, que repito não são galinhas, nascem galinhas como as atuais.
Organizando as ideias. Não galinhas põem ovos e deles nascem galinhas. Então eram ovos de não galinhas.
Seguindo, essas primeiras galinhas colocaram ovos e chegaram aos dias de hoje.
Como falei, os evolucionistas têm todo o direito de decidir quando que julga que a mutação, a evolução, as características dos animais que acabaram de sair dos ovos das não galinhas são finalmente galinhas.
Assim que resolverem que dali em diante são galinhas, quando decidirem pelos critérios que considerarem corretos que são galinhas então o resultado é que esses animais vão se reproduzir por meios de ovos e fica nesse aspecto igual ao criacionismo.

Simples demais assim. Galinha primeiro que o ovo de galinha!

Para terminar fica assim. Se qualquer ovo vale, você é evolucionista e ainda por cima não vai para o estágio de reformular a pergunta, o ovo veio milhões de anos antes.

Se você é criacionista só há uma hipótese. Galinha primeiro.

Se é evolucionista e vai reformular a pergunta para galinha ou ovo de galinha então é galinha primeiro.

Em nenhuma crença ou teoria que eu tenha conhecimento há ovos, úteros e afins independentes, surgidos do nada. Sempre há o ser e depois a forma com que ele vai se reproduzir. Mesmo que o primeiro ser de seja qual for a espécie, galáxia ou dimensão tenha surgido magicamente. Essa sim uma pergunta um tantinho mais complexa. Que tal trocar o lado do LP? Divirtam-se!

  










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu sou o fotógrafo!

Eu sou o fotógrafo!
Essa foto me enche de orgulho. Eu acho que ficou perfeita.