sexta-feira, 16 de outubro de 2015

E a economia é dificílima!

Quem é bom de economia?
Estou perguntando porque eu não sei quase nada de economia.
Eu fico naquela minha eterna saga de observar, refletir, estudar, ler, pesquisar e questionar.

Aí eu vejo preços subindo.
E aqui vejo preços descendo.
E lá teorias, em livros, em mentes brilhantes e doutores de um saber místico.

Me falem! Por favor! 
É parte da memória de vocês, conversas, reportagens e lembranças do quanto os economistas erram sistematicamente?
Alguma raiva sistemática minha contra os economistas? Nego! Veementemente! Não há isso em mim. Uma pessoa que gosta do conhecimento feito eu só pode dizer que até gostaria de saber muito sobre economia.
Só que na vastidão da minha ignorância, na rasa e simplória forma de abordar idéias eu já pensei tantas coisas. 
Certa vez brinquei assim com meus pensamentos:
"E o preço do leite subiu! Caramba! Será que a vaca pediu aumento?"
"Será que os ingredientes para a ração da vaca pediram aumento?"
Imaginem aquela vastidão de terras plantadas com milho, soja, capim e toda a sorte de alimento fazendo greve para pedir aumento.
Culpa deles que o leite aumentou!
A cadeia produtiva do leite é bem complexa e vasta se falarmos de forma mundial.
Mas se dermos uma guinada louca, típica dos meus textos, e formos falar sobre o petróleo o que será que podemos imaginar?
Agora em 2015 os preços do petróleo caíram no mundo, mas subiram no Brasil.
Acho que o petróleo nacional pediu um aumento exagerado.

Pausa para uma prece!
"Que todos que lerem este texto possam entender a mensagem!"

Bem, retomando.
Brincadeiras à parte. Real desconhecimento sobre economia idem. 
A reflexão é a seguinte: o que ensinam antes de entrar na faculdade de economia, meu caso, não conforta, não explica, não satisfaz, não convence e nem diminuem os questionamentos bobos ou geniais que uma pessoa possa ter.
Ficar sabendo da lei da oferta e da procura, inflação, deflação, mercado, preço, custo, ponto de equilíbrio, importação, exportação, balança comercial, mercado de ações, bens de consumo, bens duráveis e umas coisinhas a mais não ajuda a digestão.

Não sei vocês, quer sejam economistas ou não, mas eu vejo que se milhões de livros, doutores, cursos e saberes da economia tivessem que ser postos em uma obrigação de resumir e serem resumidos, condensar em uma explicação do que é que explica a economia a chance de jogar o resumo na vastidão é dizer que "a economia é o que os homens e mulheres poderosos do momento querem que seja".



























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu sou o fotógrafo!

Eu sou o fotógrafo!
Essa foto me enche de orgulho. Eu acho que ficou perfeita.