sábado, 4 de dezembro de 2010

Um novo trem de passageiros Chinês bate recorde de velocidade.

Acabei de ler. O link da matéria é este: http://beta.ca.news.yahoo.com/state-media-china-passenger-train-hits-302-mph.html
Mais uma vez, caso não apareça como link é só copiar e colar. Sei que só vai entender quem souber inglês e por isso vou resumir o que diz a matéria.

Na China, eles construiram um trem que em testes chegou a 486 Km/h ou 302milhas/h e com isso é o novo recordista de velocidade para trens não modificados. Esse não modificado é como se não pudessem envenenar o bicho, fazendo um paralelo com carros, não podem prepará-lo como fazem com carros de corrida. Então é o trem convencional que atinge essa velocidade.

Na matéria fala dos recordes de velocidade dos trens especialmente preparados para velocidade. Um TGV( sigla de Train à Grande Vitesse), Francês, especialmente modificado chegou aos 574,8Km/h ou 357,2milhas/h e um trem Japonês que levita por método magnético já cravou 581Km/h ou 361milhas/h. O trem Francês chegou a esta marca em um teste no ano de 2007 e o trem Japonês atingiu sua marca em 2003.

A matéria explica que o recorde foi obtido num trecho reto de 1318Km ou 824 milhas. O trem está sendo testado para que em 2012 esteja tudo pronto para que ele ligue Beijing=Pequim à Shangai. A previsão é que a viagem demore por volta de 5 horas.

Depois a matéria explica que o custo da obra é de 32,5 bilhões de dólares e faz parte de um imenso esforço do governo para ligar as grandes cidades do país por vias rápidas e desafogar as vias existentes que estão superlotadas.

Por fim se fala que a China já é o país com a maior rede de trens de alta velocidade do mundo e que isso é um orgulho nacional e de tal forma é valorizado que rivaliza com o programa espacial Chinês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu sou o fotógrafo!

Eu sou o fotógrafo!
Essa foto me enche de orgulho. Eu acho que ficou perfeita.