sábado, 28 de março de 2020

Pós doutorado em Choro fechado

Choro é o substantivo.
Choro, é o que faço.

Estudo o Choro todas as vezes que choro.

Choro fechado há de vários tipos.

Choro de bebê
Choro de criança
Choro de adulto
Choro de lembrança
Choro de ancião
Choro que não cansa

Choro fechado há de vários tipos.

Choro, Chorinho, chorão
Música, letra, cavaquinho
Pego a música bela
Agarro o meu violão
Dedilho bem de mansinho
Lágrimas que caem ao chão

Choro, aberto, é conjugação.

Choro um dia seguido do outro
Sozinho, andando na rua
No meio da multidão
Choro escondendo o molhado
Inundo a palma da mão
Tecidos enxugam o orvalho
Vindos do canal lacrimal
Invisível, reencontro a solidão.

Choro fechado há de vários tipos

Choro da chegada
Choro de partida
Choro de saudade
Choro de quem fica
Choro descontrolado
Choro do amor da vida

Há mais.

Choro de alegria
Choro que contagia
Choro da vitória
Choro da derrota
Choro da vergonha
Choro de decepção
Choro da dor
Choro de quem perdeu o chão

Estudo o Choro todas as vezes que choro.

Qual a primeira vez que você chorou?
No nascimento? Será?
Chorar dentro da barriga, será possível?

Choro de bebê
Choro de criança
Choro do maternal, da alfabetização
Choro do primeiro grau menor
Primeiro grau maior
Do Choro
Segundo grau
Vestibular
Do Choro
Então chega a hora do curso superior
Ao mesmo tempo um curso técnico
De Choro
Láurea!
Graduado.
Um faixa preta em Choro.

Os estudos não acabam.

Estudo o Choro todas as vezes que choro.

Pós-graduação
Mestrado
Doutorado
De Choro
Em Choro
Com Choro
Lágrimas
Inundações

Vamos ao pós doutorado.

Estudo o Choro todas as vezes que faço chorar.

E fiz.
Fiz chorar quem eu amava.
Fiz chorar quem me amava.
Fiz chorar quem eu amo.
Fiz chorar quem me ama.
Fiz chorar quem eu sempre amarei.
Fiz chorar quem sempre me amará.

Estudo o Choro todas as vezes que vi chorando.

Homens feitos tentando disfarçar
Pessoas escondendo o que não se consegue esconder
Ficam de costas
Choram em silêncio
Choram por dentro
Ficam no pré Choro
Correm como se tivessem uma desinteria para poder desabar em lágrimas em algum lugar escondido
Mulheres fortes
Mulheres superpoderosas
Idosos
Crianças
Sozinhos
Em grupo
Em outros ombros
Em outros braços
Nos meus
Em meus braços alguns rios
Em meus ombros alguns rios
Em meus ouvidos alguns rios
De lágrimas
Desaguaram

Estudo o Choro todas as vezes que vi chorando.

Há quem chore sem vergonha
Há quem chore bonito
E assim vi
O antes
O durante
O após
De vários tipos de Choro
Olhos vermelhos
O marejar
A alteração na respiração
A voz embargar
Toda a face mudar
O corpo todo mudando
A linguagem corporal do Choro
Choro compadecido
Choro empático
Choro solidário
Há muita gente que chora sem vergonha
Há Choros lindos
Há o Choro cinematográfico
O da comédia, do drama e do romance
O da tragédia e do terror
Choro transitório
Choro definitivo
Choro falso
Choro agressivo
Choro de raiva
Choro sofrido
Choro censurado
Choro eternizado
Choro estimulado
Choro reprimido
Choro do estranho
Choro do amigo
Choro negado
Choro assumido
Choro do luto
Choro do recém nascido.


Choro, aberto.
Me vi chorando tantas vezes que estou no pós doutorado.
No pós doc! Somos íntimos.
Já chamo por apelidos carinhosos.
Uma assessoria?
Gratuita?
Choro de alegria por um amor correspondido.
Um eu te amo seguido do eu também te amo.

Na alegria e na tristeza
Nas vitórias e nas derrotas
Sem hora marcada
Até que a morte interrompa os estudos.

Francisco Braz Neto (28/03/2020)












Um comentário:

  1. Bom dia tudo bem? Estou te seguindo no seu blogspot. Vc pode me seguir no meu Blog? https://viagenspelobrasilerio.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir

Eu sou o fotógrafo!

Eu sou o fotógrafo!
Essa foto me enche de orgulho. Eu acho que ficou perfeita.