quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Perguntas para todo lado. Me acompanham.

O que acontece com as crianças absurdamente mal educadas?
Quando continuam monstros de péssima educação na adolescência o que acontece com essas pessoas?
Quando são adultos que se enquadram nas perguntas anteriores será que se transformam em pessoas respeitadoras, educadas e de classe e distinção?
Essas pessoas chegam a ficar velhas ou pessoas carentes de educação morrem jovens?
Será que meus pais me entendem quando digo que não repito o que eles me ensinaram (-"Francisco, respeite sempre os mais velhos") e troquei este ensinamento por respeitar sempre quem me respeita e isso inclui uma criança de tenra idade e se estende ao mais velho dos humanos?

Qual o problema em ser a única pessoa no mundo que pensa em algo de uma maneira?
Desde quando uma pessoa contra todo o resto do mundo deve ser exatamente quem está errada?
Li certa vez uma citação atribuída a uma pessoa famosa.
Eis a citação:
"Se 5 bilhões de pessoas acreditam numa coisa estúpida, essa coisa continua sendo estúpida."
Ao que pesquisei é de autoria de Anatole France
O que aconteceu comigo quando descobri que essa frase existia? Fiquei feliz. E...? Bem, depois quis muito saber se havia uma razão para a existência de tal afirmação. Estaria associada a algum argumento acachapante? Bem ao estilo que tanto me agrada, estaria com pelo menos um exemplo avassalador?
Eu pensei em tantas vezes que me disseram que só eu pensava de uma determinada maneira e apenas eu achava um acontecimento possível, incluindo vezes que me chamaram de louco ou burro.
Aí que Anatole France me deixou tão feliz. Porém faltava algo, faltava eu desabafar e deixar de ficar triste, pois era eu o detentor de conhecimento de tantos outros que passaram por isto antes. Lembrar que ao estudar história, houve uma época em que se acreditava que o mundo era uma superfície quadrada e quatro elefantes em cada aresta o sustentava. O que acharam do primeiro que disse algo diferente disto? Imaginem. 
E o primeiro que falou em construir um túnel sob o Canal da Mancha? Hoje temos o Eurotúnel.

http://www.raileurope.com.br/rail-products/train-tickets/article/eurostar-571?cmpid=PS020401&gclid=CLSb1r-e0LMCFQeynQodpW0ARA

http://pt.wikipedia.org/wiki/Eurot%C3%BAnel

E Galileu Galilei? Será que era burro? Dá para dar algum crédito a este personagem? Afinal de contas o que ele fez? Só ter dito que a Terra não era o centro do Universo e sim o Sol. Mas ele era o que mesmo? Burro? O certo era que a terra era o centro e que o Sol girava em torno da Terra? Aham. Tá bom. Sei.

Para terminar e ver como encarei a frase de Anatole France, acabei por ver ela associada a sites de Ateísmo. Bem, se a intenção original era esta eu só sei que para mim serviu da maneira que eu expliquei. Eu já era muito convicto de idéias mesmo que só eu as compreendesse.

Alguém explica qual a diferença de roubar e desviar verba?
Alguém me convence desta diferença?
Ter salários gigantes é o que faz uma pessoa ser honesta?
Então todos os pobres são desonestos?
Alguém me convence disto também?

O Brasil é cheio de problemas por ser um país jovem?
E por também só ter vindo o que tinha de pior em Portugal?
E ainda por cima há muitas outras explicações fantásticas e irrefutáveis, não é?
Quero ver é vir com esse papo para cima de mim.
Jovem por jovem, o Canadá é um país que nem deu os primeiros passos se comparar ao Brasil.
Tempo para muitos é a explicação e para mim é desculpa e da mais esfarrapada.
A Europa é muito mais antiga, não é? Mas me diz uma coisa, é verdade que houve uma tal de Primeira Guerra Mundial?
E por acaso é verdade que houve uma Segunda Grande Guerra Mundial? 
E após estas duas guerrinhas bobas era só dar uns tapinhas para sacudir a poeira e estava tudo prontinho, não é?
E quando foi mesmo a última delas? Há centenas de anos? Como? Acabou em 1945? Mas isso foi há ...
Estou fazendo as contas... 69 anos.
O Brasil tem menos que isso, correto? Não!?
Agora chega Chico Braz. És de uma ignorância imensa. A falta de conhecimento é uma doença que tomou todo seu ser. Estou imaginando possíveis pensamentos a meu respeito.

E quanto a ter vindo só o pior de Portugal em relação ao material humano? Aguenta essa Francisco!
Para cá só vinham presos e degredados.
Poxa vida. Entendi.
Entendeste nada! Além disto a colonização foi de um tipo diferente da dos Estados Unidos da América do Norte. Aqui foi um modelo de exploração. Lá no país mais rico, em dinheiro, do mundo as pessoas foram se estabelecer, eram pessoas honradas. Se deu mal Francisco Braz. Burro e incapaz de aceitar tal fato, tal realidade inconteste.

Calma. Vamos lá. Passo a passo. Quando pensamos em continente Americano apenas para cá que vieram todas as porcarias e para os outros lugares um povo já digno e superior. É isso que querem que eu acredite? Isso está me lembrando retórica nazista. Saí pra lá com isso.
Mas prossigamos. Do lado de cá do Atlântico temos a maior potência militar e econômica do mundo. Foi colônia e por acaso além de tudo isto foi lá que também teve o privilégio de ter a família real e toda a corte se transferindo para as bandas do "Novo Mundo"? Não!?
Olha. Se o Brasil é que fosse a grande potência iriam fatalmente atribuir à vinda da família real uma parcela dos méritos. Só no país da "ordem e progresso" houve esse acontecimento e ainda assim as desculpas se sucedem.
De tudo isto eu resumo tudo numa só coisa tão repetida aos meus amigos: e daí que há os estudos e fatos reconhecidamente verdadeiros pelos quais se explicam cânceres da nossa nação? Não aceito tamanha fidelidade ao hino nacional quando diz "deitado eternamente em berço esplêndido". Somos seres inteligentes e o passado serve para ficar preenchendo as páginas dos livros e não para determinar o presente e o futuro. As desculpas sim é que tem sido utilizadas para justificar os incontáveis erros cometidos diariamente por aqui.  

Um lugar que tenha uma alta taxa de violência pode ser categorizado como país de primeiro mundo?
Quantos brasileiros conhecem a sensação de os dias passarem e ao juntar um dia ao outro ver que está em um lugar há semanas e depois ver as semanas virarem meses, anos e descobrir que a violência é uma palavra que está lá no dicionário, você a vê em um noticiário e não a sente, ela está longe, em um lugar distante do seu corpo e da sua mente?
Quantas pessoas não sabem o que é bom ou o que é ruim por absoluta falta de referencial?



   


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu sou o fotógrafo!

Eu sou o fotógrafo!
Essa foto me enche de orgulho. Eu acho que ficou perfeita.