domingo, 11 de novembro de 2012

A lista interminável


Eu não preciso de mais motivos para reclamar do Brasil, mas insistem em me dar cada vez mais.
Aqui é o lugar do “Que país é este?”. E eu sei que país é.
Lugar bonito por natureza e que é feio por uma cultura tão rica que abunda em defeitos. Com trocadilho e tudo.
Sei que país não é. Escuto de muita gente o que é igual a uma pregação. O Brasil tem muitas riquezas, tem a tecnologia bancária mais avançada, a tecnologia de prospecção de petróleo, em águas profundas, mais desenvolvida do mundo, a maior área cultivável do mundo e etc.
E a cada pregação eu só gostaria de ter o direito de ser ouvido e a eficiência de espalhar o que quero dizer.
Na lista interminável há itens que são afirmações, outros podem ser negações e muitos podem ser questionamentos. Não é por ordem de importância e sim tão extremamente aleatória quanto as idéias que resolvem povoar nossas mentes.
1º Adianta ter uma tecnologia tão avançada de prospecção de petróleo em águas profundas?
2º Adianta ser auto-suficientes em petróleo?
Para mim não adianta uma vez que isso não significa que temos os combustíveis mais baratos do mundo ou sequer perto disso.
3º Que grande benefício trouxe à nação as riquezas naturais tais como madeira, ouro e tantos outros?
Para alguns trouxe fortuna. Para mim solidificou a tristeza de ver incrustada na cultura de um país a preocupação com o ter e a quase aniquilação do ser. Significou desmatamentos e queimadas, assassinatos em larga escala, envenenamento por utilização de metais pesados e tantas outras desgraças que só tocando neste assunto dá para escrever o equivalente a uma enciclopédia.  
4º Furam fila.
5º Ultrapassam pelo acostamento.
6º Desrespeitam uns aos outros.
7º Tentam tirar vantagem em tudo.
O que escuto feito pregação é que isto tem no mundo todo. E eu? Bem, só gostaria de ter o direito de ser ouvido e a eficiência de espalhar que isso me lembrou o filme do célebre diálogo: - “Eu vejo gente morta. (Diz o garotinho)
Então Bruce Willys pergunta: - Com que freqüência você os vê?
Ao que o garotinho responde: - O tempo todo.”
Eu vejo pessoas fazendo cada um dos itens 4, 5, 6, 7 e os que ainda nem foram escritos, o tempo todo.
8º Espancam crianças, idosos e qualquer um que possa ser espancado. A covardia é regra.
O valor de uma vida é uma construção destruída. Um valor desvalorizado. E os assassinatos são números e não mais o plural de assassinato.
10º O valor do conhecimento é conhecer como se pode ficar rico mesmo que não se saiba mais nada, mesmo que se leiloe o rim, a virgindade, a alma e tudo mais que tenha um mínimo de valor.
Alguém se arrisca a leiloar a boa educação? Será que isso tem valor no Brasil?
11º Isso aqui é Brasil e brasileiro não desiste nunca. Aonde e quando é que essa frase é verdadeira? Desistiu-se há muito tempo da educação.
12º Pesquisas mentirosas.
13º Verdades construídas em mentes sedentas por dominar mentes fracas e que negam às pessoas o direito de se manterem crentes na bondade.
14º Quem é o país da impunidade?
Mas logo agora escrever isso! Bem depois dos envolvidos no mensalão serem condenados. Quando tudo acabar escrevo mais sobre isso(o julgamento do mensalão). O que eu gostaria de ter a habilidade de dizer é: exceções não fecham minhas feridas e certamente não será esse show inacabado que mudará a imagem de país da impunidade.  
15º Sou do país que possui a maior produção de carne dos animais A, B, C e do alfabeto inteiro e produz-se grão aqui que não dá para contabilizar. Mais fácil então é compreender por qual razão é esse mesmo país que tinha um programa chamado Fome Zero, acertei?
16º É aqui que se paga impostos para que em troca as pessoas tenham saúde, educação, lazer, estradas e muito mais. É aqui mesmo? Hã? Estou confuso. Impostos para com o que restar, se restar, pagarmos tudo novamente. Somos o país dos mais inteligentes. O que for de bom é só dizer sobre o Brasil. Se disserem algo de ruim é alguém muito ... como posso dizer... muito ...
Ah, muito eu.
17º Quando eu estudava na 8ª série, era esse o nome na época, o Brasil estava mal. Década de 90. Éramos a 9ª economia do mundo, pois tínhamos sido ultrapassados por China e nem lembro mais quem. De 7ª para a 9ª maior economia do MUNDOOoooo.
Meu monólogo. Um ator frustrado.
Eu - Poxa vida! Que desgraça se abateu sobre nós? (Sou muito irônico, licença que vou continuar.) Quem poderá nos defender?
Eu - Mas espera aí! Quantos países existem?
Eu - Espera que vou contar?
Eu - Vinte. Errei?
Eu - Cem. Não? Espera aí! Duzentos.
Eu – Mais de duzentos!
Acabou o monólogo. Sou burro, mais de duzentos países e nem sei fazer um monólogo. Frase louca.
Mas minha burrice e minha loucura não me livram de imaginar como é que em mais de duzentos países ser o 9º com mais dinheiro significa ser um país pobre. Pior é que não estou mais na década de 90 e agora somos o 5º mais rico. Caramba! Concorrendo com mais de 200 só QUATRO ficam à frente.
19º Adianta ser rico em dinheiro e tão pobre em educação?
20º Tantos carros, motos e bicicletas andam na contra mão.
21º O jeitinho brasileiro.
A lista é interminável. 
22º Pirataria em vários formatos.
23º Inveja em larga escala.
24º Aqui se faz o errado usando como justificativa que não é o único ou a única a fazer.
25º A tecnologia bancária é alardeada como a mais avançada do mundo e isso significa...
e... livra alguma agência de ser assaltada? Algum cliente de ficar sob a mira de armas? Nos livra da necessidade de presenciarmos empresas de segurança enviando carros fortes em pleno horário comercial e seus funcionários com armas como se em guerra estivessem? Livra nossos amigos e familiares disto?
26º Aqui é o país onde as pessoas dizem em cada gesto e nos discursos: “pode estar tudo @#$#%*&!$@$cobras e lagartos, se estiver bom pra mim tá tudo bem.”
27º Aqui se tornou um lugar onde ter virtudes é motivo de discriminação. Afinal de contas isso é querer ser melhor que os outros, não é? O Brasil me mata aos poucos, pois a lógica de Cá não bate com o que funciona na minha cabeça. É uma lógica ilógica e doentia. Na lógica que me apraz ter virtudes é um convite a viver em um lugar onde se é apenas mais um com tão singela característica.
A lista é interminável. 
Vou ficar por aqui. Estou cansado.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu sou o fotógrafo!

Eu sou o fotógrafo!
Essa foto me enche de orgulho. Eu acho que ficou perfeita.